Psicopedagogia
A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem do indivíduo, tanto previamente quanto em caráter terapêutico. Ela avalia a capacidade de aprendizado e identifica as potencialidades, dificuldades e transtornos que interferem na assimilação do conteúdo educacional.
Além disso, a psicopedagogia possibilita a atuação assertiva e significativa no processo de aprendizagem bem como o desenvolvimento social, intelectual e cognitivo.
Quem são os psicopedagogos?
São profissionais qualificados para atender crianças, adolescentes e adultos com problemas de aprendizagem.
Qual é o papel da Athos Clínica de Especialidades?
A Athos Clínica de Especialidades oferece serviço especializado de psicopedagogia. Nosso trabalho é identificar as causas dos problemas de aprendizagem e, posteriormente, dar o suporte necessário que favoreça o processo de desenvolvimento do paciente.
Como trabalhamos?
A princípio, o psicopedagogo realiza um trabalho investigativo minucioso. Ele busca compreender as dificuldades apresentadas como queixas através da entrevista inicial com os pais ou responsáveis. Também elabora testes pedagógicos para a avaliação e pode solicitar exames neurológicos para identificar algum comprometimento cognitivo quando necessário.
Como é realizado o tratamento?
São realizadas diversas atividades pontuais e intencionais mediante a necessidade de cada paciente. O objetivo é criar estratégias de melhorias no processo de aprendizagem, como: jogos, desenhos e dinâmicas. Tudo é minuciosamente elaborado conforme a necessidade do paciente.
O que é importante na atuação psicopedagógica?
É importante ouvir, observar e saber lidar com o comportamento de resistência frente às tarefas que são solicitadas diante do processo de aprendizagem.
Por que a psicopedagogia é tão importante?
Imagine, por exemplo, um paciente com dislexia, um transtorno que compromete a capacidade de aprender a ler e escrever. O portador do transtorno é incapaz de ler duas linhas em um texto. Se comparado a outros indivíduos, ele possui considerável desvantagem em seu processo de aprendizagem. Contudo, o diagnóstico correto possibilita a elaboração e adoção de outros métodos de aprendizagem para retomar seu desenvolvimento em pé de igualdade com pessoas normais.
Personalidades como Nicholas Negroponte, Albert Einstein, John Lennon, Walt Disney, Steve Jobs e Steven Spielberg foram diagnosticadas com dislexia. No entanto, o transtorno não os impediram de se tornarem pessoas extraordinárias.
Tome uma atitude
Tudo que você precisa fazer é agir. Em outras palavras, procure a Athos Clínica de Especialidades para avaliar a sua capacidade de aprendizado ou a de seu filho. Esta atitude, enfim, mudará a vida para melhor.